Blog do Rafael Cortez

07/05/2008

Pasquim

Quem curte o CQC e já gostava do trabalho do Tás como o intrépido Ernesto Varela, deveria conhecer mais o Pasquim. Trata-se do jornal que foi produzido de 1969 a 1991 e que se tornou o maior veículo de oposição à ditadura militar no Brasil. Sobreviveu ainda alguns anos mais após a abertura política que o país viveu em 1985, mas perdeu força e fechou as portas.

Quem fazia o Pasquim? Millôr, Jaguar, Sérgio Cabral (o pai, não o outro), Tarso, Ziraldo, Fortuna, Cacá Diegues, Chico Buarque, Paulo Francis, Henfil, Vinícius e muitos outros, entre fundadores e colaboradores ativos. Os caras entrevistaram centenas de pessoas legais e influentes - gente que vai de Madame Satã a José Lewgoy. De Otto Lara Rezende a Danuza Leão. Nas entrevistas, as personalidades eram sabatinadas por uma galera de jornalistas. Não raro, tudo era regado a muito whiskie e demais gorós... e o povo acabava falando tudo!

O que me interessa muito agora, que leio a Antologia - Volume 1 - de 1969 a 1971 - é o teor ácido de algumas perguntas e réplicas dos repórteres. Tem muitos exemplos que são uma inspiração e tanto para mim no trabalho. Poderia elencar o meu Top Five de situações prediletas, como quando o Sérgio Cabral questiona o caráter do Nelson Rodrigues para a Fernanda Montenegro... ou quando o Millôr pergunta à Florinda Bulcão com qual dos Kennedy ela já se envolveu... mas o trecho que mais gosto é esse, que reproduzo abaixo. Trata-se de um papo dos caras com o Sílvio Santos. 

Elmar - Você bebe?

Sílvio - Não

Jaguar - Você fuma?

Sílvio - Não

Jaguar - Você faz alguma coisa?

Sílvio - Faço.

Jaguar - Eu acho que você faz mesmo porque você fica todo tremilicante quando vê a Maysa. Não é nada demais, não, porque eu fico também.

Sílvio - A Maysa não está mais no tempo da gente tremer, não. Agora, há outras que fazem a gente tremer muito mais.

Jaguar - Você prefere morena, mulata ou loura?

Sílvio - Loura     

Jaguar - Então vc é um racista nojento. Falar nisso, vc acha que existe racismo no Brasil?

Sílvio - Eu só discuto assunto que eu entendo.

Jaguar - Vc só quer saber do Sílvio Santos, não é?

Sílvio - Só quero saber de assunto que me interessa.

... e por aí vai...

Diga: não lembrou o Ciro Gomes com o Danilo Gentilli?

 

    

         

Por Rafael Cortez às 13h11

Sobre o autor

Rafael Cortez, 33 anos, ator, jornalista e violonista.

Já foi redator de texto erótico para celular, produtor de teatro, circo e TV, assessor parlamentar de uma vereadora de São Paulo, atendente de videolocadora, organizador de mais de 60 festinhas infantis e tem DRT de Palhaço. Gosta de Nara Leão, Public Enemy, lasanha e que cocem suas costas com as unhas. Está na TV como um dos repórteres do programa CQC, da Tv Bandeirantes.

Sobre o blog

Espaço para textos reflexivos, ácidos e que busquem alguma inteligência. Local para reflexões artísticas e culturais diversas. Não, aqui você não encontrará fofocas sobre o meio das celebridades. Não, aqui você não verá piadas a todo tempo... Mas se o autor se esforçar, você poderá ler alguma coisa boa. E contribuir comentando com algo melhor...

Histórico