Blog do Rafael Cortez

30/08/2008

Amigos

Ainda em Veneza... dessa vez mais breve ainda só pra dizer que amanhã, domingo, estou no QUEM PODE MAIS - programa da Daniela Cicarelli, as 14hs na Band - acho que a hora é essa mesmo, mas vejam no site da Band ou fiquem na telinha da emissora mesmo, hehe...

Gravei uma participação como jurado ao longo do programa todo. Ficou legal, confiram!

Saudades de vcs. Aqui tá demais. Fechamos bem uma materia e até já vi umas repercussões pela internet. Fucem um pouco e vcs saberão mais o que fizemos...

Um abraço grande

Rafa 

Por Rafael Cortez às 16h24

28/08/2008

VENEZA - mais ainda

Amigos: reitero que estou digitando num teclado onde desconheco onde ficam varias coisas. Please, tenham paciencia com acentos, digitacao e essas coias mais.

Nao me canso de achar que essa cidade eh a mais bela que ja conheci ate hj. A gente tem uma visao caricatural de Veneza. Hollywood, o turismo e outras industrias grandes nos ensinaram a crer que essa eh uma cidade romantica, intimista... por isso talvez a gente a associe a uma pequenina rede de ruas cortadas por corregos, onde gondolas fazem do cenario sentimental algo pra se curtir so a dois...

Nao... Veneza eh grande pacaz. Claro, nao se comparada a SP... mas grande em relacao ao que eu pelo menos lembro de ter visto na TV. Grandes canais, muitas e muitas obras de grande impacto visual; ruas grandes divididas por corregos pequenos... por mares enormes... muita, muita gente... e tudo muito mais belo que nas telas de cinema!

Fiquei muito feliz pq fui a Lido e passei em frente ao Hotel des baines. La o grande Luchinno Visconti filmou o excepcional Morte em Veneza. O filma da minha vida. Eh demias estar nos lugares que ele escolheu para imortalizar. Reconheco cada ponto e nao paro de tirar fotografias!

As mulheres aqui sao as mais belas da Europa. Italianas mil, com caras perfeitas... mas todas sem bunda, haha! Mas muito novas - em Lido parece que abriram as portas dos jardins da adolescencia. Todas as lolitas estao la, enfeiticando olhos e coracoes dos homens.

Comemos muita massa, claro. Eh tudo delicioso. mas vem muito, muito pouco. Pedrinho, nosso camera, esta inconformado. Tem fome a toda hora. E nossa grana t'a acabando. As coisas sao bem caras. Isso eh cidade de gente fina da Europa, galera...

Estamos num mesmo quarto. Pedro, Gonchi e eu. Um banheiro. Foda... de noite faz muito calor e nosso ar condicioinado da uns paus as vezes... as 19hs, nao se vive em Lido sem repelente de insetos. Mil;hares deles te comendo vivo. E nem a cerveja eh das mais geladas. Mas tudio eh tao bonito e legal que compensa!

O trabalho? Nao posso falar. Mas acreditem: estamos nos esmerando pra levar um negocio maravilhoso pra nossa terra. E ontem foi bem puxado, bem duro... mas foi sensacional!!!! Quase me envolvi numa grande encrenca, mas v'a l'a... na real me envolvi... mas so vendo o programa vcs saberao mais!

Um abraco

Rafa   

  

Por Rafael Cortez às 16h36

26/08/2008

VENEZA

To em Veneza e to puto pq escrevi varias coisas e o computador perdeu tudo.

Falei que to bem... que a cidade eh linda demais... que tem muitas mul;heres maravilhosas e t'a um sol de verao europeu... que nao sei usar esse teclado - vcs viram!

E que amanha tem muito, muito trabalho. E que internet aqui eh coisa rara.

Mas acreditem - estou no paraiso!!!

Abracos

Rafa 

Por Rafael Cortez às 17h09

24/08/2008

Algumas coisas...

oi galera!

Bem, eu nem podia estar aqui agora... mas como amanhã vou viajar, nada mais justo que deixar uma atualização no blog... dar as caras, mandar uns abraços e reiterar meus agradecimentos por vcs estarem fazendo desse blog um lugar tão badalado!

Essa semana - ontem, mais especificamente - definí umas coisas que serão bem legais. Em breve esse blog estará disponível para vcs com outra cara - novo design, mão de uns caras de internet e maior visibilidade. Aguardem! E começamos ontem a construir meu site - em cerca de um mês ele deve estar no ar. Mais: o encartre do meu finado CD independente "Solo" vai ser refeito. E juro que o relanço ainda em 2008! Farei um esquema legal de vendas e distribuição aqui pelo blog. Vcs terão prioridade, ok?

Que mais? Prometi falar de Gramado... mas a semana correu e o assunto ficou velho. Vcs viram a matéria que fizemos lá? Taí:

Mas posso lhes dizer uma coisa? Comemos bem pra caramba... provamos os melhores chocolates... ralamos muito... vimos as mulheres mais gatas do Sul (bem, o Roberto e o Tutú são comprometidos... logo, eles só viram)... e fomos - nas noites de sexta e sábado - a festas incrível no Hotel Serrano. Foi bem legal.

João Gilberto: muita gente me parabenizou pela matéria que fizemos com ele. Não podemos esquecer que o mérito é da equipe toda, não meu. O Salinas foi muito inteligente numa estratégia de abordar o João contrariando a lógica da segurança. Ponto pra ele! O Daniel conseguiu as imagens no meio de uma muvica desgraçada. Sério: qdo o João chegou (atrasado pacaz) no show, mais parecia o Hugo Chávez na Cúpula de Chefes de Estado no Peru. Muita gente em volta, muito fotógrafo; coisa de louco.

Aí rolou o show: e aí entra o fã aqui. Muitos podem não gostar do João Gilberto. Minha mãe o detesta. Dizem que ele é excêntrico demais, chato demais, canta muito baixo, reclama de não sei quê a não sei qtos anos... mas não se pode negar o papel desse homem na MPB. Há 50 anos já... e que ele é um show de conhecimento musical, harmonia, beleza e bom-gosto. Está com o que, 76 anos? E eu ví uns 4 shows dele ao longo de uns 15 anos. E poucas vezes ele cantou tão bem qto naquela noite. Voz de veludo, sustentando muito bem cada nota, mantendo a afinação e apoio de cada uma delas... e com mais de 70 anos. Um violão um pouco baixo demais, menos bem tocado que no passado... mas que sabe ser gordo e ter volume nas horas certas... mas que pode ser um complemento baixinho à suavidade que ele cria em temas mais introspectivos.

Numa época de cantoras performáticas, sons altos pra caramba, mega produções pops e loucuras mil em cima de um palco, esse cara consegue criar climas solenes e tocar por uma banda toda - e sozinho. E ele vai morrer um dia - e não deve demorar - e vai ficar pra história. Bem, ele já está nela. A coisa é: quem viu, viu. Como rolou com Tom, Vinícius e esses outros monstros (e o João é o último dessa safra de personagens seculares da nossa música, ao menos da Bossa-Nova, que ainda está vivo).

Uma coisa última sobre ele: muita gente me falou - "cara, ele tava dando a entender que queria mesmo falar com vc... como vc manda uma pergunta dessas e perde ele?" Ora... era o João, gente. Ele tava lá de pé ao meu lado comos vcs viram. Mas vcs não viram o monte de jornalistas em cima das grades a seu lado, prontos pra atacar... bem como o povo dentro do carro dele puxando-o pelo terno para entrar... na dúvida, melhor mandar uma pergunta CQCística logo. E mais: quer coisa melhor que questioná-lo com algo que ele nunca imaginou? O resultado é a cara que ele manda e a sensação de incredulidade... isso não aconteceu. Mas rolou sim! E ainda é melhor que puxar o saco do papa da Bossa-Nova como outros poucos que já o entrevistaram antes, não?

 

Bienal do Livro: rolou minha palestra na quinta. Foi ótimo. Me acho sempre muito prolixo nessas horas de falar livremente. Mas curti pacaz. Ainda mais pq alguns de vcs apareceram lá e mostraram um interesse que entusiasmou a Sandra, nossa editora da Livro Falante, e eu ainda mais. Vamos fazer mais dessas, ok?

Amigos gravaram a parte em que mostro minha adaptação de "O Velho Diálogo de Adão e Eva", de Memórias Póstumas de Brás Cubas. Vale ver.

Por fim: amanhã estréia o oitavo integrante do CQC. Vcs estão loucios para saber quem é. Mas em poucas horas terão a resposta.

Pra vc, meu amigo muito bem-vindo nesse time - que eu sei que lê esse blog - todo meu carinho, meus votos de sucesso e toda munha amizade! Vc já faz diferença aqui, e vc sabe. E sabe que já sou teu fã, ok?

Última coisa: estarei fora de 25-08, amanhã, até a quarta da outra semana. Não devo aparecer muito por aqui. Mas a causa é boa... as águas seculares de VENEZA me esperam para mil novas aventuras!

Um abraço grande

Rafa

 

Por Rafael Cortez às 16h07

Sobre o autor

Rafael Cortez, 33 anos, ator, jornalista e violonista.

Já foi redator de texto erótico para celular, produtor de teatro, circo e TV, assessor parlamentar de uma vereadora de São Paulo, atendente de videolocadora, organizador de mais de 60 festinhas infantis e tem DRT de Palhaço. Gosta de Nara Leão, Public Enemy, lasanha e que cocem suas costas com as unhas. Está na TV como um dos repórteres do programa CQC, da Tv Bandeirantes.

Sobre o blog

Espaço para textos reflexivos, ácidos e que busquem alguma inteligência. Local para reflexões artísticas e culturais diversas. Não, aqui você não encontrará fofocas sobre o meio das celebridades. Não, aqui você não verá piadas a todo tempo... Mas se o autor se esforçar, você poderá ler alguma coisa boa. E contribuir comentando com algo melhor...

Histórico