Blog do Rafael Cortez

09/10/2009

Um tanto de coisas boas – FINAL

Finalizada a atividade na ESPM, fui para o aniversário de 17 anos do meu grupo do coração: a Cia. Cênica Nau de Ícaros. Trata-se da turma que me empregou por seis anos em um galpão aqui na Vila Madalena e que, desde 1998, faz parte da minha vida e da minha história. Uns amigos queridos, meus irmãos, minha família. E nós combinamos que faremos de novo mais uma ULTREYA, a festa que rolava mensalmente na Nau, ao longo de anos, e que deixou tanta saudade em tanta gente (e que dava um trabalho daqueles, ainda mais para mim que era o produtor da balada... e o cara que vendia os ingressos!!).

 

A nova ULTREYA será dia 24-10. E é lá, numa festa cheia de números circenses e percussivos, bem como canjas de amigos e micos que pagarei, que comemorarei meus 33 anos. Vai ser bem legal! Olha o Marco Vettore, diretor da trupe, e eu... vendo a operação de som do espetáculo em São João del Rey, no Festival de Inverno de 2007.

 

 

 

 

O mais legal é que ainda tem tanta coisa boa pela frente... o programa do Loreno segue bem, o Notícias que Gostaríamos de Dar na Band FM tá super popular, o contrato com a Band tá na renovação, terei recitais em SP no final do ano, shows em Natal e no interior da Bahia, novos e vibrantes desafios e trabalhos pelo CQC, eventos fechados e uma volta ao teatro em novembro, quando atuarei em uma das sessões da peça “100 Maneiras”, dos meus amigos Kadú Torres e Daniel Dottori. E ainda hoje rola a estréia da temporada de “O Rei dos Urubus”, do mano Léo, que tanto amor e competência emprega a seus textos e direções teatrais ao longo da vida. Sextas (21:30), sábados (21hs) e domingos (20hs) no Centro Cultural São Paulo, em curta temporada, a R$15 o ingresso. Aliás, participei de uma leitura desse texto no fim de agosto no Rio, ao lado do Léo e amigos. Olha a gente aí:

 

 

 

Enfim, a vida ta boa. E, Rafael Cortez do ano de 2003: era esse o texto que eu queria que vc escrevesse um dia. Rafa do ano de 2006: esse é o texto que eu queria que vc lesse no futuro. Rafa de 2020: eu espero que textos realizados e felizes como o de agora tenham dominado seus últimos anos.

 

Um abraço a todos!

 

Rafa

Por Rafael Cortez às 17h57

Um tanto de coisas boas – Parte 02

Em setembro ainda tive uma deliciosa viagem ao Rio de Janeiro. Gravei e pude, numa rara oportunidade, passar uns dias sossegadão na Cidade Maravilhosa. E eu amo tanto o Rio, e quero tanto morar lá, que me senti nas nuvens! Ainda mais porque estava muito bem-acompanhado, e isso fez toda a diferença. Segue uma fotinho da viagem:

 

 

 

  

O mês que antecede meu aniversário fechou com chave de ouro. Fui um dos apresentadores do grande Prêmio Comunique-se de Jornalismo. E, para meu deleite, apresentei um bloco inteiro ao lado do Cid Moreira! Só tinha fera entre os jornalistas convidados para apresentar o Comunique-se: Ricardo Boechat, Heródoto Barbeiro, Sarah Oliveira, Silvio Luis, Renata Vasconcellos, Lorena Calábria (que hj é uma das minhas melhores amigas) e Cid Moreira... aí os caras abriram uma exceção no timão e me chamaram! Não entendi nada, mas adorei. Gravamos uma matéria pelo CQC, que segue abaixo. Ela se tornou uma das minhas prediletas no ano de 2009.

 

 

Uma coisa sobre o Cid Moreira. Foi muito gratificante para mim, como Jornalista formado pela PUC, estar ao lado do mestre. Trata-se de um cara que está há mais de 40 anos trabalhando com a notícia e passou a fazer parte do Jornalismo brasileiro como uma instituição. E ele foi muito atencioso e carinhoso comigo. Batemos um papo inesquecível e eu nunca vou esquecer. Tenho uma predileção muito grande, em especial, por essa nossa foto:

 

 

olha o carinho do Cidão comigo!

  

Por falar em PUC, gravei em 23-09 um vídeo institucional no campus da Monte Alegre, onde estudei e formei. Foi bem legal reencontrar funcionários e professores nos corredores. E mais legal ainda foi ser tão bem-recebido pelos alunos e por toda equipe que sua muito para tirar a PUC da crise. O episódio aumentou a saudade da época da faculdade. Tanto que vou postar aqui uma foto de uma das viagens que fiz com a galera para Paraty, direto de 2003. 

 

 

 Dafne, eu e a Carol Casella

       

 Agora estamos em outubro e eu já vivi coisas inesquecíveis em um curto espaço de tempo. O Loreno passou a entrevistar internautas do Twitter. A seleção dos primeiros entrevistados se deu via concurso de poemas, e a aceitação foi enorme. Na foto, vcs podem ver o Davis Meneghel e a Camila Colombo, que é muito minha amiga, nos dois primeiros programas com bate-papo do Loreno.

 

  

 

 Dia 04 último fiz meu solo de Stand-Up em Maceió... e foi uma das coisas mais gratificantes que já vivi até hoje. Eis uma seleção dos nossos melhores momentos, da galera que tava comigo e eu, numa montagem do amigo Tuka Velloz:

  

 

Mil duzentas e cinquenta pessoas lotaram meu Stand-Up no teatro da cidade. E me deram um presente incrível, com toda receptividade que só o povo nordestino sabe ter. Parabéns ao André Vilela, que soube produzir tudo tão bem: foi tdo redondo, encaixado, bacana, num show que preparei com carinho e onde dei muito de mim. Inesquecível a presença carinhosa do repórter mais divertido da Globo, o Márcio Canuto. E sem palavras para o talento do pequeno Alvinho, de apenas 10 anos. Eu o chamei para uma canja no palco e ele roubou a cena. O moleque tem futuro e é dono de um carisma sem precedentes. Dá uma olhada nesse vídeo dele entrando no show da Ivete Sangalo, na maior cara de pau!

 

 

 De Maceió para Canela, no Sul do país. Fui virado gravar matéria na Festa Nacional da Música de Canela 2009, direto do jantar pós-show, para o aeroporto. Cheguei em SP às 07:10 e peguei um vôo para Porto Alegre às 10hs. Chegamos e entramos num ônibus para Canelas, onde desembarcamos às 15:30. E já começamos a gravar, para só terminar tudo na madrugada.

 

Como foi legal Canela! Que deliciosas as companhias e os talentos dos nossos produtores lá: Juliana Kuleza e João Mesquita, o Zezé. Que irado passar 03 dias e meio convivendo intensamente com músicos incríveis e profissionais da indústria fonográfica! Foram ótimos vários papos que tive lá: mas voltei caidinho de amores mesmo foi pela Fafá de Belém e por sua filha (e minha amiga) Mariana. Eu já era doido por essas duas, mas suas simpatias incríveis – e humildade! – ganharam meu coração. Eis a nossa foto juntos:

 

 

 

Saí de Canela às 04 da manhã de quinta e cheguei em São Paulo (virado, pois nunca consigo dormir em ônibus e aviões) às 14hs. Depois de uma tarde de compromissos pessoais, segui para a ESPM da Vila Mariana. Lá, participei de um leilão beneficente do GRAACC. Fui o leiloeiro, e fiquei bem realizado em conseguir 11 MIL REAIS vendendo o peixe para itens que iam de um macacão autografado pelo Felipe Massa e uma camisa do Pelé, a um simples óculos do CQC doado por aquele maledicente do Marcelo Tas! 

 

O barato é que a organização do Leilão do Bem tratou, de última hora, de leiloar algo um tanto inusitado: um jantar comigo. E, para minha surpresa, fui arrebatado por mil reais e terei o privilégio de jantar com um grupo de 30 mulheres lindas – todas estudantes de Comunicação. Eu não sei o que vcs acham, mas tendo em vista que todas estudantes da ESPM são umas deusas gregas, acho que estou com muita, mas muita sorte.

(CONTINUA...)

Por Rafael Cortez às 17h43

Um tanto de coisas boas – Parte 01

Tenho vivido coisas tão especiais na minha vida ultimamente que nem me lembro mais que estou a poucos dias de completar 33 anos. Em geral, nos dias que antecedem meu aniversário, fico em completo e absoluto inferno-astral. Como tal, me torno um cara intimista (mais do que sou), fatalista, sensível e dramático. Foi assim por muitos anos na minha vida... mas as coisas estão tão legais que nem posso me dar esse direito de equivocar meus sentimentos pra encontrar pêlo em ovo. A vida tá uma delícia e eu não posso me queixar.

 

dos 04 pra cá, tanta água passou...

 Acho que ainda não comentei como fiquei feliz de fazer meus recitais em Curitiba no início de agosto. Eles marcaram minha volta ao instrumento que eu amo e consolidaram minha parceria e amizade com o Ítalo Gusso, que tratou com carinho e dedicação de fazer das minhas duas noites no Teatro Regina Vogue algo inesquecível! Aqui deixo para vcs um momento de pura adrenalina da noite de 09-08, domingo, quando toquei meu “Cordel de Guilherme de Faria” com toda a energia que a peça passou a requerer de mim.

 

 

 O mais legal é que bati o martelo com o Ítalo: o CD será finalizado durante minhas férias do CQC, no início do ano que vem. E sai, com ou sem gravadora parceira, no mês de abril ou maio de 2010. Sem falta. E o meu entusiasmo com o violão é tamanho que tratamos de fechar DUAS DATAS de recitais aqui em São Paulo. Tocarei no final de novembro, no Teatro Juca Chaves. Aguardem mais informações.

 

Ainda em agosto cruzei centenas de estudantes na Feira do Estudante 2009 no stand da Metodista. Foi maravilhoso falar sobre carreira, vocação e incertezas do vestibular para cerca de 600 jovens.... E, antes disso, foi muito emocionante mostrar meu TCC da PUC, de 2004. Foi um reencontro comigo mesmo.

  

dois momentos da Feira do Estudante 2009

 

Fechando agosto, tive a grande alegria de fazer um show em Mauá onde, para meu deleite, quem me precedeu foi um dos meus padrinhos no Stand-Up (o outro é o Danilo): Rogério Morgado. Além de dar o show de sempre e mostrar que ele é um dos melhores comediantes desse país, a participação do Romo consolidou nossa amizade e reiterou que meu carinho por ele é enorme – ou, ao menos, é compatível com seu grande peso!

 

querido Morgado!

Setembro foi muito foda. Voltei a gravar pelo CQC em Brasília e fui com a responsa de tentar manter o nível de qualidade das excelentes reportagens do Danilo, que são referência no programa. Fiquei feliz com o meu desempenho, e mais ainda com o feedback de vcs. Taí uma das matérias que fizemos lá – e parabéns ao nosso produtor Marcelo Salinas! É ele quem faz a diferença nessas abordagens políticas do programa.

 

 

Fiquei muito contente, ainda em setembro, de gravar um vídeo com AS OLÍVIAS. Essas garotas são humoristas sensacionais e estão a anos fazendo um trabalho diferenciado, vibrante e divertidíssimo! Uma delas, a Renata Augusto, ainda integra a Cia. 4 na Trilha – o grupo com que trabalhei por 04 anos em dois espetáculos infantis que marcaram minha vida. E eu gosto demais da Rê, até hoje.

O roteiro do vídeo das Olívias era tão sensacional que topei o convite sem titubear. Aliás, já tinha topado fazer qualquer coisa com elas, como figurante, ator, câmera, sei lá!, de tanto que as admiro. E elas, generosas e amigas que são, me deram o papel do protagonista nessa divertida história que foi habilmente dirigida pelo Daniel, dos Barbixas... e que vcs verão em breve no Youtube. Olha a turma completa aqui em baixo:

 

 

Um detalhe sobre o vídeo (que, na real, é muito mais que um detalhe); na gravação, reencontrei e contracenei com o Linaldo Telles, um dos melhores atores de sua geração e o responsável, ao lado da Denise Cecchi, pela Cia. 4 na Trilha. Como aprendi com ele... como ele teve paciência! Como ele é importante na minha formação e como eu o admiro! E eu estava morrendo de saudade dele e adorei relembrar nossas histórias e rir muito a seu lado. O Linaldo é muito foda. Taí uma foto da gente na época do Saltimbancos.

 

 

 (CONTINUA...)

 

 

 

Por Rafael Cortez às 16h43

Sobre o autor

Rafael Cortez, 33 anos, ator, jornalista e violonista.

Já foi redator de texto erótico para celular, produtor de teatro, circo e TV, assessor parlamentar de uma vereadora de São Paulo, atendente de videolocadora, organizador de mais de 60 festinhas infantis e tem DRT de Palhaço. Gosta de Nara Leão, Public Enemy, lasanha e que cocem suas costas com as unhas. Está na TV como um dos repórteres do programa CQC, da Tv Bandeirantes.

Sobre o blog

Espaço para textos reflexivos, ácidos e que busquem alguma inteligência. Local para reflexões artísticas e culturais diversas. Não, aqui você não encontrará fofocas sobre o meio das celebridades. Não, aqui você não verá piadas a todo tempo... Mas se o autor se esforçar, você poderá ler alguma coisa boa. E contribuir comentando com algo melhor...

Histórico